O revendedor de combustível está sujeito a muitas penalidades e multas pela comercialização de combustível fora de especificação e por isso é muito importante a análise do combustível antes do descarregamento, porque se algum tipo de problema é encontrado, é ele que responde legalmente pelo problema de não conformidade.
No caso do teste do etanol, não se espera a estabilização da temperatura do combustível na proveta e a leitura do densímetro está sujeita a erros de leitura. Esses pequenos detalhes podem inferir erros grandes na densidade e consequentemente na conversão para o teor alcóolico. O funcionário responsável muitas vezes tem dificuldade para interpretar a tabela da conversões e também pode consultar valores errados.
Para a gasolina, o problema é ainda maior. Além do problema de não ser realizado o teste da proveta com todos os compartimentos do caminhão-tanque outros problemas são comumente observados: não se espera o tempo correto da separação de fases (gasolina e água), não se utiliza água destilada com cloreto de sódio (como recomendado pela norma) e além disso não é feita a leitura do menisco da proveta em uma superfície plana, gerando erros na leitura do volume. Além disso, o fator de calibração das provetas não é utilizado no cálculo final do teor de etanol. Muitas vezes esses pequenos erros podem gerar grandes problemas e uma gasolina não conforme pode ser descarregada no tanque de combustível.
Um outro problema mais sério que o proprietário do posto enfrenta é se o funcionário responsável pelo teste realmente fez a análise do combustível. Como o teste é rotineiro, muitas vezes é negligenciado pelo funcionário e quem vai responder legalmente pelo recebimento do combustível desconforme é o proprietário.
Uma solução para o problema é o emprego de analisadores digitais de combustível. Com o emprego desses instrumentos as chances de problemas na medidas são reduzidas por várias razões: no caso do etanol, não é necessário a leitura de escala dos densímetros, leitura de temperatura e nem a conversão em tabelas. O resultado do teor alcoólico é exibido diretamente na tela do instrumento. Para o caso da gasolina, só é necessário colocar o combustível no aparelho e ler o valor do teor de etanol diretamente na tela.
As vantagens do uso desses equipamentos são inúmeras: basta colocar a amostra de combustível dentro do aparelho e medir e o resultado será informado diretamente no display. Não são necessárias tabelas nem conversões. É possível salvar os resultados das análises e gerar relatórios de qualidade do combustível recebido para que possa ser conferido depois pelo proprietário do posto. Além disso é possível acessar remotamente pela internet os resultados gerados pelos instrumentos.
Embora o custo dos analisadores de combustível digitais sejam maiores que a utilização da vidraria, o custo se paga com o tempo de uso, pois a segurança e a precisão oferecidas por esses novos instrumentos para o proprietário do posto são muito maiores.