Novas gasolinas chegam ao mercado

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Em julho de 2015 a gasolina comum deixa de existir para dar lugar a versão aditivada.

Depois da redução do teor de enxofre na gasolina (que passou de 800 ppm para 50 ppm) em janeiro deste ano, o próximo passo será sua total aditivação. A medida já foi adiada para julho de 2015, tempo necessário para que os fornecedores, importadores e produtores de aditivos se adequem aos padrões estabelecidos pela ANP.

A necessidade de aditivação é decorrente da própria redução do teor de enxofre que, em quantidade menor, apresenta características detergentes, aumenta o risco de que sólidos fiquem no tanque, nas bombas, nas válvulas e bicos injetores. Assim, a adição de protudos com tais características é necessária para evitar problemas tanto nos tanques quanto nos veículos.

Mesmo enquanto a aditivação não é obrigatória, as distribuidoras estão investindo no lançamento de novas gasolinas, como ferramenta de marketing. Em julho, a BR anunciou a venda de seu novo produto, denominada Grid, em todo o território nacional. A mais recente opção substitui a antiga gasolina aditivada Supra, e com isso a rede continua a oferecer três alternativas para o cliente: a gasolina comum, a nova Grid aditivada e a Podium. A nova versão, de coloração esverdeada, incorpora um pacote de detergentes, dispersantes e um aditivo modificador de atrito, especialmente desenvolvidos para o mercado brasileiro, que, de acordo com a BR Distribuidora, proporcionam maior desempenho e proteção do motor. A empresa garante que o aditivo modificador de atrito aumenta a resistência ao desgaste do motor e a vida útil das peças, enquanto se reduzem os depósitos nas válvulas de admissão e, consequentemente, os custos de manutenção do veículo. Os investimentos no novo combustível chegam a R$ 85 milhões, incluindo 1200 horas de testes no Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES), no Rio de Janeiro.

Com proposta semelhante, em agosto a Raízen passou a comercializar nos postos de bandeira Shell de todo o país a sua nova versão da gasolina V Power, a V Power Nitro +. De acordo com a empresa, o combustível contem 70% a mais de FMT (Friction Modification Technologic) do que a versão V-Power Anterior. ” A tecnologia FMT é desenvolvida para agir imediatamente na redução de atrito nas áreas críticas do motor, ajudando-o a desempenhar melhor sua potência. A Shell V-Power Nitro+ também trabalha instantaneamente limpando os depósitos que podem reduzir a performance do carro”, explica um informe encaminhado pela Raizen.

De acordo com a empresa, a nova gasolina não tem relação com as mudanças previstas para o próximo ano. “Estamos aproveitando o momento para trazer o produto ao Brasil, mas não há relação direta com a obrigatoriedade para 2015. Na verdade, essa é uma melhoria de um produto que nós oferecemos”, esclareceu Sarina Arnold, engenheira da Shell que lidera o desenvolvimento do V-Power Nitro +, durante palestra na Unicamp, em Campinas. Segundo a especialista, a nova gasolina já foi introduzida em outros 15 países, e só está entrando agora no Brasil porque o combustível nacional é diferenciado (tem a adição de etanol anidro na composição), o que demandou um maior período de testes.

A intenção das empresa, tanto da BR quanto da Raizen, é oferecer ao consumidor um produto diferenciado. O preço da gasolina aditivada é superior ao da comum, mas a proposta não é apenas elevar o faturamento por litro – a ideia é fidelizar o consumidor por meio da oferta de um produto de melhor qualidade.

A Ipiranga também tem uma versão de gasolina aditivada no mercado, embora não seja um lançamento, e não divulgou nenhuma mudança prevista antes da obrigatoriedade de 2015.

Para conquistar o consumidor, as empresa estão investindo em treinamento da rede e na divulgação dos produtos. “Com este combustível, pretendemos manter nossa posição de principal marca de gasolina diferenciada, além claro, de aumentar as vendas da companhia”, afirmou Teófilo Lacroze, vice-presidente Executivo Comercial Raizen.

Para o diretor da rede de postos de serviço da Petrobras Distribuidora, Luiz Alves de Lima Filho, a novidade vem atender a expectativa do mercado. “Temos hoje um consumidor mais exigente, que busca produtos de qualidade e uma marca confiável. A Petrobrás Grid oferece tudo isso”,explicou.

As novas gasolinas também podem representar uma oportunidade para o posto revendedor oferecer um produto diferenciado ao cliente. No entanto, o frentista, que é quem fica na linha de frente na hora do abastecimento, tem de estar preparado ara isso. Por isso, vale investir em treinamento e motivação da equipe.

Fonte: Revista RECAP n°93 – 2014

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